terça-feira, 28/08/2018

Treine seu cérebro para ser mais produtivo

 

Treine seu cérebro para ser mais produtivo // Créditos: JET SETTERS

 


Pensamos que a nossa vida é guiada pelo nosso coração quando o verdadeiro protagonista é o nosso cérebro. O órgão mais forte e aquele que desperta mais curiosidade do corpo humano. Dizem que usamos apenas 10% de sua capacidade e, embora isso seja falso, podemos ter certeza de que ele é capaz de funcionar de maneira surpreendente. Como gerar entre 10 e 23 watts quando você está acordado ou processar uma imagem em 13 milissegundos.

Sem um cérebro saudável, o resto do corpo não anda. É verdade que não há garantia de que você não sofra de uma doença cerebral durante toda a sua vida; infelizmente, há fatores desfavoráveis, como problemas congênitos, herança ou acaso. Mas há opções de estilo de vida, desde a comida até o descanso, que podem ajudar a reduzir os riscos. E o melhor? Que se você fizer certo, funcionará para você para sempre.


1. Estimulação

A estimulação transcraniana por corrente contínua (TDCS) não é um processo geralmente usado na rua, mas também não é ficção científica. Consiste em aplicar pequenos choques com eletrodos em certas áreas do cérebro. É geralmente usado para ajudar pacientes com Parkinson e vítimas de acidente vascular cerebral, embora seja cada vez mais aplicado em pessoas saudáveis ​​para melhorar a capacidade de reagir e tomar decisões. O que isso produz? O fortalecimento das conexões sinápticas. Embora possa parecer uma técnica maravilhosa, os problemas de eficácia e segurança não foram estabilizados, por isso não é 100% recomendado. Mas fique atordoado.


2. Resto

O cérebro em repouso limpa os resíduos produzidos por reações químicas, realizados ao longo do dia, transfere as memórias e as instala. Com este último você vai entender, porque sua mãe lhe disse para não ir a um exame sem dormir. Sete a oito horas de descanso (em condições) promovem uma boa memória de longo prazo, tornam-nos mais atentos e mais produtivos.


3. Comprimidos

Provigil, a marca do modafinil e um dos principais medicamentos inteligentes ou nootrópicos, está disponível e é amplamente utilizada. Ela produz concentrações sinápticas mais altas de dopamina no cérebro, o que pode fazer você se sentir acordado e fiquem em alerta. Não parece ser viciante, mas se funciona ou que efeitos colaterais a longo prazo envolvem (se você os tiver) não é tão claro. De qualquer forma, você deve saber que foi originalmente usado para manter os militares das forças armadas acordados. Antes de medicar, recomendamos que você explore o resto dos pontos ao máximo, mas você está aí.


4. Agende para ser feliz

Mantenha uma atitude positiva em relação à vida para poder programar seu cérebro e predisponê-lo a ser feliz. Sim, que nesta segunda-feira, no meio de um engarrafamento, chegar atrasado à primeira hora de reunião com seu chefe ‘complicado’, não parece fácil. Mas dê uma olhada: pense que você tem deixado uma semana em frente e com ele novas oportunidades, você tem sorte suficiente para ter um carro (e não comer uma hora de metrô todos os dias) e você tem chefe, porque você trabalha (e isso é uma bênção). Sim, nem tudo são flores, e reclamar é uma prática muito defensável, mas faz você entrar em um loop cinza desfavorável para você.


5. Aprenda coisas novas

Tente deixar sua zona de conforto. A monotonia fará com que você se mova pela vida como se fosse uma ameba. E você não quer ser uma ameba, certo? Ative o ser curioso: aprender a tocar guitarra, uma nova língua ou defina o objetivo de descobrir uma nova receita de bolo todos os domingos (até que você tenha um livro como Simone Ortega de 1000 receitas). Essa nova atividade aumenta a neuro plasticidade, ajuda a criar neurônios e estabelece novas conexões.

Não importa quando você faz isso, nunca é tarde demais para aprender coisas novas. O mais aconselhável aqui é que você não perca o ritmo nem o espírito para fazê-lo. E se alguém não terminar de convencê-lo, tente os outros.


6. Exercício

O esporte é uma questão fundamental para a saúde do nosso cérebro. Quando fazemos alguma atividade física, o cérebro libera endorfinas que nos fazem sentir mais felizes. Além disso, geram um estado de relaxamento passageiro e nos sentimos mais satisfeitos. Já tinha o youtuber Elena Malova em seus vídeos de yoga uma vez a sessão: “Eu tenho feito algo de bom para o seu corpo hoje.” Claro, tente não comer um Bic Mac com batata dupla depois, e você terá um equilíbrio perfeito. Mas nem todos os benefícios estão na questão hormonal e psicológica. Fisicamente, existem também reações muito benéficas para o seu corpo. Movendo o corpo, você move o sangue que transporta oxigênio e nutrientes para a massa cinzenta. Além disso, neurônios extras fornece um impulso imediato à memória e à concentração.


7. Comida

Nenhum tipo de comida ou bebida pode impedir um declínio cerebral. Mas uma dieta adequada e pobre em gordura, ajuda muito. Seu cérebro precisa de ácidos graxos ômega-3, antioxidantes, flavonoides e polifenóis e você pode encontrá-los em salmão, nozes, açafrão, abacate, legumes e chocolate escuro. Mas não coma tudo de uma só vez.

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