segunda-feira, 18/06/2018

Sete alertas para evitar um Burnout

 

Sete alertas para evitar um Burnout // Créditos: JET SETTERS

 

Sempre cansado? Se você não se sentir bem depois de suas férias ou depois de um longo fim de semana, você pode sofrer de um esgotamento. Existem certos sinais de aviso que ocorrem no início de um Burnout – distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso.

Burnout pode se manifestar por uma variedade de sintomas diferentes e sua característica é sempre uma sensação de grande fadiga e cansaço. Mas existem outros sinais de alarme que indicam que você assumiu. Qualquer um que tome medidas preventivas desde o início tenha a oportunidade de desacelerar – por outro lado, se um burnout estiver totalmente desenvolvido, levará meses para voltar à forma. Aqui, deixamos sete alertas. Confira!

 

1. Você dorme mal

Em um burnout, a exaustão é realmente grande, onde quem tem não consegue encontrar sono. A maioria das pessoas sabe como dormir mal durante períodos estressantes por uma ou mais noites. No entanto, se você está constantemente acordado e pensando durante a noite, não pode adormecer por horas, ou acordar de novo.

2. Você se sente inquieto

A inquietação soa como o oposto do esgotamento – na verdade, a inquietação é freqüentemente um sintoma de exaustão. Muitas pessoas que sofreram um burnout relatam que se sentiram inquietas e motivadas. Nos estágios iniciais, os pacientes ficam tão excitados que simplesmente não conseguem se acalmar. Se você se encontra constantemente nervoso, um pensamento perseguindo o próximo, e você mal consegue ficar quieto, você deve se perguntar, desde quando essa inquietação existe e se poderia ser uma expressão de um esgotamento incipiente.

3. Você negligencia seus interesses

Quando o esgotamento começa, os amigos, a família e o lazer ganham cada vez menos espaço na vida, enquanto toda a energia flui para o trabalho. Como resultado, faltam fases de recuperação, que vingam rapidamente: a energia diminui e a motivação cede. Se isso soa familiar para você, talvez seja hora de tornar seu tempo livre mais ativo e conscientemente fazer pausas em que o trabalho não importa.

4. Eles refletem muito – mas não encontram solução

Um sinal de exaustão não é poder desligar à noite e no fim de semana. Os afetados estão sempre ponderando sobre problemas no trabalho, mas não encontram solução. Os pensamentos nunca terminam – uma vez encontrada uma solução, o próximo ciclo de pensamento está pronto para outro problema. Se os pensamentos são permanentemente apenas sobre o trabalho, isso é um claro sinal de alerta para um burnout.

5. Seu corpo relata: você está freqüentemente doente

O esgotamento também atinge o corpo: o sistema imunológico está enfraquecendo. Os primeiros sinais de burnout podem ser doenças comuns, como resfriados. Mas até mesmo dores de cabeça, dores nas costas, problemas estomacais ou problemas circulatórios podem ser sinais de alerta de um corpo que está exausto e precisa de descanso.

6. Você é subitamente desajeitado e esquecido

Durante um burnout a energia está faltando – às vezes para pequenas coisas na vida cotidiana. Você é repentinamente desajeitado, tropeçando ou batendo com frequência? Você não se lembra do nome de um cliente? E a que horas foi a reunião importante? Se você está permanentemente sem concentração porque se sente cansado, faça urgente uma pausa para o corpo e a mente.

7. O tempo de recuperação nunca parece ser suficiente

O mais forte sinal de alerta de uma ameaça de esgotamento é, na verdade, a sensação de que o tempo nunca é suficiente para a recuperação. Se você se sentir completamente plana, mesmo depois de duas semanas de férias, as luzes de alarme devem brilhar em você. Em períodos de maior movimento, às vezes um fim de semana não é suficiente para sacudir o estresse da semana de trabalho – mas isso não deveria ser um estado permanente. Freie no tempo e procure um equilíbrio!

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