segunda-feira, 03/12/2018

Mude sua rotina diária seguindo os passos de Chris Bailey

 

Siga os passos de Chris Bailey para mudar sua rotina // Créditos: Reprodução


Nós não precisamos de um especialista para nos dizer que o mundo é um lugar com mais e mais distrações para pessoas ocupadas. Felizmente, o novo livro de Chris Bailey, Hyperfocus: Como ser mais produtivo em um mundo de distração, não se limita a ele. É um livro sobre produtividade que, ironicamente, aponta para o culto da produtividade: estamos tão preocupados com o que temos que fazer que raramente paramos para distinguir entre “estar ocupado” e “realmente trabalhando”. Não devemos nos preocupar em revisar o Instagram, mas verificar o email de trabalho a cada 10 minutos e pensar que isso nos torna bons funcionários quando temos uma lista completa de tarefas a serem feitas.

Não ajuda que, segundo a Lei de Parkinson, o trabalho deve ter todo o tempo disponível para sua conclusão, o que significa que mesmo se você acha que tem muito tempo antes da data de entrega, encontrar maneiras de fazer isso se estende a o último segundo. Em um artigo publicado recentemente pela New York Times, Bailey responde todas as perguntas para isso. Como por exemplo: “recuperar a nossa concentração” ou até mesmo “não ter tempo para si mesmo”. Confira!


Você poderia aprofundar o papel que a intenção desempenha em relação à atenção?

Nós geralmente vemos como estamos ocupados como um indicador da nossa produtividade. As pessoas acham que a produtividade consiste em fazer mais, mais, mais, mais rápido, mais rápido, mais rápido. Mas, na realidade, trata-se de fazer as coisas corretamente e intencionalmente. Nem todas as coisas são criadas da mesma maneira. Existem algumas tarefas cujo resultado é 10 vezes mais útil do que qualquer outra coisa. Por exemplo, o email é uma parte essencial do meu trabalho. Mas escrever um artigo que será lido por centenas de milhares ou milhões de pessoas é muito mais importante do que eliminar o e-mail que recebemos da Amazon que afeta apenas uma pessoa (eu). Devemos ser mais reflexivos ou nos concentraremos no mais recente ou no mais escandaloso.

Nossa atenção é atraída como um ímã para qualquer coisa agradável, ameaçadora ou nova. Existe até uma predisposição para a novidade em nosso córtex pré-frontal: somos recompensados ​​com uma descarga de dopamina para cada coisa nova em que nos concentramos. Nossa mente nos recompensa por cair nesse ciclo de distração e por prestar atenção a coisas sem importância.

As coisas mais importantes em nosso trabalho raramente são as mais agradáveis, ameaçadoras ou novas. E esse é o problema com a nossa atenção. Os prazos tornam nosso trabalho muito mais ameaçador, o que faz nos concentrarmos nele. Mas quando nosso trabalho é mais livre – quando temos três ou quatro horas de trabalho real em um dia de oito horas – é quando começamos a gravitar em direção a coisas que são atraentes no momento e que não nos levam a conseguir muito.

Um escritor sobre o assunto que eu realmente gosto é Tim Urban, e ele tem um ótimo post sobre procrastinação. Fala sobre como a parte racional do nosso cérebro está sempre lutando com a parte da recompensa imediata, e como esta última sempre vence. Um dos meus estudos favoritos sobre procrastinação foi dirigido por Tim Pitchell, da Universidade de Carlton. Ele descobriu que existem certos elementos que uma tarefa pode ter e que nos tornam mais propensos a adiá-la. Isso ocorre quando uma tarefa é entediante, frustrante, difícil, sem significado pessoal ou recompensa intrínseca – para a qual não é gratificante fazê-lo – ou é ambígua e não estruturada.

Escrever é um bom exemplo: é muito gratificante, mas às vezes é ambíguo, desestruturado, tedioso e difícil. Então nós adiamos isso e focamos em prestar atenção a algo que é agradável, ameaçador ou novo. Uma vez que você começa a desconstruir sua atenção, percebe que não é uma ideia ambígua: há coisas que nos encorajam a nos concentrar e há coisas que nos fazem resistir a prestar atenção em algo.

Outro problema: as paredes que protegem a atenção são mais porosas do que nunca, certo? E-mail é especialmente perigoso. São apenas pessoas chamando sua atenção sem nenhum custo para elas, mas a um custo para você.

O fascinante sobre o e-mail é que ele ocupa pouco do nosso tempo – talvez gastemos uma ou duas horas no e-mail por dia -, mas ocupa uma quantidade desproporcional de nossa atenção. O trabalhador médio verifica seu e-mail 88 vezes por dia. Há um custo dessa revisão constante que as pessoas não percebem. É por isso que fazer várias coisas ao mesmo tempo não é funcional: não podemos mudar sem problemas de uma coisa para outra. Nossa mente não é capaz disso. Há sempre um resíduo de atenção do que estávamos nos concentrando antes.

Talvez, pouco antes desta entrevista, tivemos uma intensa reunião com nosso chefe. Então não podemos voltar nossa atenção completamente para essa conversa, porque haverá esse resíduo. Quando checamos constantemente os e-mails, foi demonstrado que nosso trabalho leva aproximadamente 50% a mais de tempo.

Pergunte a si mesmo: você está verificando o e-mail porque é estimulante ou porque você realmente vai agir com base no que recebeu? Verifique se há novas mensagens apenas se você tiver tempo, atenção e energia para lidar com o que surge. Uma das minhas táticas favoritas é um rápido passeio por e-mail. Coloque o timer em 15 ou 20 minutos e envie todos os emails que puder. Você ainda tem cerca de 45 minutos para se concentrar em algo significativo e produtivo.


Se você fosse dar um curso intensivo sobre como hiper concentrar, quais três práticas você recomendaria para obter um benefício tangível imediato?

Estabeleça três intenções por dia. Antes de conectar ao email, antes de ligar o computador, pense nas três coisas que você realmente deseja alcançar. E então reflita sobre eles no final do dia.

Segundo, olhe para o que você presta atenção quando tem pouca energia. Quando você está cansado, quais aplicativos você abre? Quais sites você visita sem pensar, por hábito, que apenas o estimulam e impedem que você repouse verdadeiramente? Saber isso pode permitir que você desligue o piloto automático.

Terceiro: quando você está prestes a trabalhar em algo que você geralmente procrastina – que é chato, frustrante, difícil, ambíguo, desestruturado – elimine qualquer objeto de atenção que seja mais atraente para você do que o trabalho que você realmente quer fazer. Estar distraído não é culpa nossa. Nossa mente está predisposta à distração, porque presta atenção em tudo o que é agradável, ameaçador ou novo. Portanto, devemos eliminar essas coisas do nosso ambiente de antemão. Deixe o telefone em outro cômodo ou coloque-o em um modo sem complicações se estiver trabalhando em algo que exija um nível profundo de concentração que o afete.

Por que “eu não tenho tempo” é uma desculpa ruim?

Quando dizemos que não temos tempo para algo, estamos realmente dizendo que algo não é importante para nós. As pessoas costumam dizer: “Eu não tenho tempo para ler este livro”, mas eles têm tempo para checar e-mails, ler as notícias. ou estar em redes sociais por algumas horas. O que realmente queremos dizer quando dizemos que não temos tempo para alguma coisa é que não temos a atenção nem a paciência para isso. Você tem tempo para tudo. Você apenas escolhe fazer outras coisas”.

Isso está relacionado a uma das revelações mais interessantes do livro: não é necessariamente eliminar distrações – porque é impossível -, mas ter essa meta consciência de nós mesmos, saber que estamos distraídos.

É como estar a um passo da concentração. Significa observar o que você está pensando e sentindo, algo que não fazemos o suficiente quando o mundo nos tenta a trabalhar no piloto automático. Nós não percebemos o que temos em mente. Isso é o que é concentração, para perceber o que nossa mente ocupa.

Quando nossa mente vagueia, por que você costuma abordar coisas negativas, tais como: “Por que eu disse isso ao meu chefe?” Em vez de divagar sobre boas lembranças?

Voltamos aos ímãs da nossa atenção: qualquer coisa agradável, ameaçadora ou nova. Isso nos ajudou em nossa evolução: em vez de nos concentrarmos em acender um fogo, percebemos que um tigre dente de sabre estava nos perseguindo. Nós prestamos atenção a essa nova ameaça, enfrentamos e sobrevivemos para acender outro fogo. Mas atualmente, os tigres mais próximos estão no zoológico. Então, ao chamar nossa atenção para dentro, muitas vezes procuramos coisas ameaçadoras em nossa mente.

Nós também fantasiamos muito quando chamamos nossa atenção para dentro. Se você pensar em algumas ideias melhores, elas raramente são focadas em algo. Eles chegam quando a mente vagueia enquanto você dá um passeio na natureza, ou quando sua mente está divagando no caminho para uma reunião e seu telefone não está pedindo sua atenção. É nos momentos entre as coisas que podemos refletir. Nós não somos capazes de nos concentrar e refletir ao mesmo tempo. Se você quiser encontrar mais ideias e descansar melhor, vai precisar deixar espaços entre as coisas que você faz.

Outro dos meus tópicos de estudo favoritos é o fluxo de tráfego. Se observarmos o que permite que o tráfego avance, não é a velocidade com que os carros se movem, mas o espaço entre eles. Eu acho que nosso trabalho é exatamente o mesmo. Os pontos intermediários entre o que estamos fazendo nos permitem refletir e nos reabastecer e fazer planos, planejar e pensar sobre nossos objetivos.

Então, é sobre, em parte, controlar impulsos, certo?

Tudo está lá. A intenção nos faz humanos. E quando somos capazes de criar um espaço entre um impulso e nossa ação, estamos de alguma forma elevando nossa humanidade.
Tenho a sensação de que as pessoas estão conscientes de estarem mais distraídas e menos produtivas do que nunca. E, no entanto, não somos proativos em fazer algo sobre isso.

Enquanto escrevia este livro, percebi que o estado de nossa atenção determina o estado de nossas vidas. E se nos distrairmos o tempo todo – o que nos domina -, esses momentos se acumulam dia a dia, semana a semana, mês a mês, ano a ano, e criam uma vida distraída e oprimida. A verdadeira razão para cuidar bem de nossa atenção é aumentar a qualidade de nossas vidas.

De alguma forma, todos nós sabemos o quão distraídos estamos. Mas porque somos produtivos o suficiente, mantemos esse nível de distração. Mas eu acho que uma vez que você interiorizar a ideia de que este nível de distração está além da nossa produtividade e estende-se ao longo de nossas vidas, começam a perceber o custo de não lidar com a atenção intencionalmente.

Algumas pessoas tomam banho todas as manhãs, mas na realidade elas não tomam banho há anos, porque sua mente está em toda parte, exceto no chuveiro. De que adianta uma vida que não nos lembramos nem experimentamos? Se você se lembrar da experiência mais significativa que teve, provavelmente não estaria fazendo cinco ou seis coisas de cada vez. Você se lembra menos e, portanto, é menos significativo.

Muitos de nós não estão mais presentes. Nossa mente está em qualquer lugar, exceto onde estamos. E as pessoas percebem isso. O amor é realmente compartilhar um cuidado de qualidade com alguém. Você pode se apresentar em um lugar em pessoa sem se apresentar mentalmente. Eu acho que é algo que todos nós devemos levar muito a sério.

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