quarta-feira, 26/09/2018

Praticar a atenção plena pode torná-lo mais produtivo. Entenda:

 

 


Sabemos provavelmente no que está pensando: se mais uma pessoa disser que você está “consciente”, perderá a cabeça. Como é estar consciente do fato de que você está estressado (ou com raiva, ou quer incendiar a casa de seu chefe) para ajudá-lo a ficar menos estressado (ou com raiva ou piromaníaco)? Aqui está o segredo: provavelmente não é. E de acordo com Andy Puddicombe, co-fundador do Headspace, o aplicativo de meditação popular com uma avaliação de US $ 320 milhões, você não deve esperar.

“Isso em si é uma coisa interessante: a suposição de que a meditação é projetada para eliminar o estresse ou quaisquer sentimentos desagradáveis ​​ou pensamentos de nossas vidas”, diz Puddicombe, “não importa o quanto você medite, coisas difíceis ainda acontecem. E ainda vamos experimentar isso. Por exemplo, é como nos relacionamos quando isso acontece e por quanto tempo nos apegamos a ele depois”.

E isso vem de um homem que passou quase uma década em mosteiros (e que também é a voz suave dentro do aplicativo). Mas o pai, marido, escritor e ex-monge de 45 anos diz que, mesmo que a meditação e a atenção plena não sejam a chave para eliminar o estresse, isso pode ajudá-lo a lidar melhor com isso.



1. A atenção plena torna possível fazer grandes coisas

Você pode se surpreender ao saber que o número 1 na lista de tarefas diárias de Puddicombe não é meditação: é cárdio. “Na verdade, conto os traços da mesma maneira que contaria minha respiração se estivesse meditando, e estou apenas com um golpe de cada vez”, diz Puddicombe.

Isso pode soar como o tipo de conselho em que você costuma revirar os olhos, especialmente se já tentou remar por uma hora sem quase morrer, mas vale a pena reiterar: todo projeto começa com uma única etapa de linha. Sessenta minutos em uma máquina de remo para um marinheiro de primeira viagem podem parecer assustadores; mover os remos uma vez é gerenciável. Mas ignore o remo. Trata-se de lidar com qualquer tarefa que, quando tomada em sua totalidade, parece assustadora – seja uma corrida de uma hora, um projeto de trabalho do tipo “faça ou morra” ou um novo idioma. Divida os objetivos macro em micros segmentos e permaneça tão envolvido em cada uma dessas tarefas menores quanto possível. Ou, correndo o risco de plagiar um pôster motivacional perto de você, transforme seus dias em “muitos traços”.

“A maioria das pessoas estão totalmente focadas no destino sem reconhecer ou reconhecer a importância dos micro elementos dessa jornada”, diz Puddicombe. “[Se] você fala com atletas de elite, é sobre as pequenas coisas que eles fazem em cada sessão de treinamento. Você vê alguém ganhando ouro nas Olimpíadas – de certa forma, isso é apenas um resultado. É uma grande conquista, mas são todas as pequenas coisas que criaram esse efeito”.


2. A atenção faz um melhor treino

Falando de empreendimentos esportivos, vamos revisitar a parábola do remo de Puddicombe. Há outra lição aqui: a atenção plena fará você engolir. Sim com certeza. Faça qualquer exercício que você esteja fazendo e concentre-se em fazê-lo com a forma perfeita. As chances são de que a sua concentração em realizar o ideal platônico de uma prancha – e seu núcleo gritando – irá bloquear todo o resto inteiramente. Você está singularmente focado. Em outras palavras, você apenas aproveitou seu desejo de ter um abdômen de grau.


3. A atenção coloca estresse no contexto adequado

Gerenciando o estresse, em todas as suas formas insidiosas, é muitas vezes um problema de percepção. Tente isto: volte seis meses e lembre-se de que – naquele dia exato – foi sua maior fonte de estresse. Não se lembra? E o momento mais estressante daquela semana? Mês? No momento, o estresse se expande como um gás, preenchendo todos os cantos do cérebro. Mas depois de ter resolvido o problema, você provavelmente nunca mais pensa nisso.

“Em vez de pensar em estar atento a todo o dia, o que é impossível, faça-o no início de cada atividade”

Da próxima vez que você se assustar com alguma coisa, entre no estresse e avalie a situação atentamente. Avanço rápido por semana – o problema é tão pequeno que você provavelmente não pensará nisso? Ótimo, vá em frente sabendo que você pode resolvê-lo e estará livre em breve. Se prevê que é grande coisa, volte ao # 1 e comece a planejar seu primeiro passo. Puddicombe diz que ele frequentemente invoca os ensinamentos monásticos da “impermanência” em momentos como este: tudo está sempre mudando, e o que quer que venha – eventualmente – vai, e isso inclui angústia relacionada ao trabalho.

 


4. A atenção quebra o protocolo de criar hábitos vazios

O cérebro humano adora hábitos: eles são eficientes (espero) úteis e proporcionam uma sensação de estabilidade ao seu dia. Eles também são a sentença de morte da criatividade e da atenção plena. Quando uma atividade torna-se rotina, você deixará ativamente pensar nisso: trilhar o mesmo caminho para o trabalho, chegar e não se lembrar de nada sobre a viagem, ou automaticamente ligar a TV quando chegar em casa, ou comer três chocolates, exatamente o mesmo tempo pós-almoço. (Eu posso estar projetando aqui). Hábitos desligam sua mente.

 

Há uma expressão zen chamada “mente de principiante”, e o objetivo é recuperar e manter essa sensação de novidade em tudo o que você faz. E se isso também parece impossível, Puddicombe não argumentaria (e provavelmente está tentando praticá-lo por muito mais tempo do que você).

“Em vez de pensar em ser consciente durante todo o dia, o que é meio impossível, [faça isso] no começo de toda e qualquer atividade. Diga: “tudo bem para a próxima meia hora” – ou hora, por mais longa que seja a atividade – “vou me esforçar para apresentar e atentar em tudo o que faço”. Depois, no final da atividade, você reflete brevemente, não para julgá-lo ou ser crítico de qualquer forma, apenas observe: você se distraiu muito – ou não tanto? E então, quando você começa a próxima atividade, você faz exatamente a mesma coisa. Se você passar o dia pagando sistematicamente toda e qualquer atividade, começará, com o tempo, a se tornar mais presente”.


 

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